Domingo, 7 de Fevereiro de 2010

4º ENCONTRO COMENIUS

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

CARREGAR NA IMAGEM PARA VER MAIS FOTOS

Teenagers in the 21st century- between difficulties and hopes
18 a 22 de Janeiro de 2010, Strzeleczki, Polónia
Witamy! Bem vindos!
Mais uma vez fizemos as malas e, desta feita, rumámos a Strzeleczki, na Polónia, para participar no 4º Encontro Comenius de Parcerias entre Escolas.
Este projecto, que teve início em Setembro de 2008 e que está quase a terminar (Junho de 2010), envolve cinco escolas, de cinco países: EB 2,3 de Lajeosa do Dão, Tondela - Portugal; Peyo Yavorov Secondary School, Varna -Bulgária; Sztàrai Mihály Gimnázium, Tolna - Hungria; Gimnazjum , Strzeleczki - Polónia e o Collège Michel de Montaigne, Périgueux - França.
Depois de uma longa e calma viagem, iniciada na Lageosa do Dão, às 22 horas do dia 17 de Janeiro, chegámos finalmente à escola Polaca, por volta das 16 horas do dia seguinte, onde fomos acolhidos calorosamente pelos parceiros Polacos e como não podia deixar de ser, com uma bonita festa de boas vindas. No final da festa, os alunos foram para casa das famílias anfitriãs e nós, os professores, terminámos este primeiro dia com um agradável jantar no restaurante do Hotel Salve, onde ficámos todos alojados, na cidade de Glogówek.
Ainda não vos disse …
… a Polónia estava brrrranca !...

Era maravilhosa a sensação de paz e tranquilidade que lá se "respirava"!!!
Para todos nós, os Portugueses, foi a primeira vez que adormecemos, acordámos e caminhámos em cima dum manto de neve a perder de vista. À nossa volta, tudo era branco… e … a neve continuava a cair "…branca e leve, branca e fria!" (Balada da Neve, de Augusto Gil, lembram-se?)
Na manhã seguinte, no dia 19, os alunos acompanharam os colegas nas respectivas aulas, tiveram uma aula de Polaco e aprenderam a dançar a Polonnaise (dança típica da Polónia), enquanto nós iniciámos a apresentação dos trabalhos que cada país desenvolveu na sua escola desde o último Encontro.
Depois da reunião de trabalho, foi chegada a hora de explorar os arredores da escola, visitar a igreja de S. Martin, o padroeiro local e dar uma caminhada até à Urzad Gminy Strzeleczki (Câmara Municipal) onde fomos muito bem recebidos pelo simpático Mayor Mr. Bronislaw Kurpiela.
Depois do almoço em Kujawy, fomos transportados a um verdadeiro castelo de contos de fadas - o castelo de Moszna, em Zamek, que funciona como Centrum Terapii Nerwic, ou antes, como Centro de Terapia para doentes com problemas psicológicos (ver foto). Tivemos oportunidade de visitar o castelo e os alunos realizaram várias actividades lúdicas no interior do mesmo.
Um sonho branco - snie w kolorze bialym - … porém imaginamos que os lagos e jardins ao redor deste castelo devem ser magníficos sem neve!

O nosso terceiro dia foi passado calcorreando as ruas e praças da magnífica mas gélida (-15C)  cidade de Wroclaw, visitando a Catedral, o mercado, apreciando a paisagem circundante e aprendendo um pouco da história desta cidade e ainda tivemos um tempinho livre para ir ao shopping. À noite, os professores foram brindados com um delicioso e farto jantar oferecido pelo Presidente da Câmara, que se revelou uma fantástica mostra dos pratos típicos da região.
No último dia, quinta-feira, e visto que estava quase a terminar este périplo por terras polacas, tivemos que ultimar os trabalhos e apresentações e ajustar as actividades a realizar até ao último encontro em França, em Abril.
De tarde, fomos visitar o Museu de Prisioneiros de Guerra, em Lambinowice, onde as atrocidades da guerra se "sentem" vivas nos inúmeros objectos pessoais dos prisioneiros e nos milhares de sepulturas que mancham o branco imaculado dos campos cobertos de neve.
Na hora da despedida, nada melhor que acabar em grande com uma representação do "Principezinho", canções típicas de cada país participante e danças em que todos participaram entusiasticamente.
Mais uma vez, foi uma experiência fantástica e incrível para todos nós! Palavras para quê!?!
Do widzenia em França!...

Resta ainda acrescentar que o nosso projecto Comenius foi subvencionado por uma bolsa do Programa para a Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia.
Por fim, gostaríamos ainda de deixar o nosso MUITO OBRIGADA às entidades oficiais e empresa que nos têm igualmente apoiado no âmbito do nosso projecto, nomeadamente, a Câmara Municipal de Tondela, as Juntas de Freguesia de Lageosa do Dão, Parada de Gonta e Ferreirós do Dão e a empresa Cruz e Companhia. A todos o nosso enorme Bem-haja!

Nani Mendes e Dulce Fernandes

.DOCUMENTAÇÃO no SCRIB

.Visitas

.últ. comentários

Para quem pretende aprender Norueguês em casa, atr...
Que lindo acróstico,ficou maravilhoso!!
Quadras bem bonitas e encantadoras,gostei imenso d...
exelente slites

. 1 prémios da escola(18)

. 1º ciclo(79)

. artigo de opinião(5)

. biblioteca(59)

. cef-2009/2011(5)

. centenário da república(12)

. dep. expressões(21)

. dep. línguas(15)

. dep. mce(35)

. dep.chs(7)

. desporto escolar(54)

. documento estudo educação fisica(1)

. eb123motapinto 2013.14(77)

. legislação(10)

. pré-escolar(59)

. redes sociais(10)

. trabalhos de alunos(17)

.SeguraNet

SeguraNet

. Tudo tem um fim..ficam as...

. Receção aos Alunos e Enca...

. AETCF Deseja a todos Boas...

. Almoço/Convívio Agr. Esco...

. Média de positivas nos ex...

. Grelha dos Professores em...

. Afixação das Pautas - 5º,...

. Entrega da avaliação de f...

. “Encontro Interescolar do...

. Viagem pelo Douro dos Pro...

. Salas de Estudo para os E...

. Caminhada Solidária 2014

. Cerimónia de entrega dos ...

. Dia Mundial do Ambiente 2...

. Concursos & Passatempos d...