Terça-feira, 18 de Maio de 2010

Visita de Estudo do 1ºCEB

Neste ano lectivo, o departamento do 1ºCEB optou por fazer a sua Visita de Estudo na zona de Aveiro. Na verdade, cremos que é sempre melhor um destino que não obrigue os alunos a permanecerem muito tempo encerrados dentro de autocarros! Ao invés, preferimos aproveitar o tempo com experiências sociais e pedagógicas significativas. Assim, fomos visitar o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, a Ria de Aveiro, o navio-museu Santo André e o Museu Marítimo de Ílhavo. Envolvemos todos os professores, assistentes operacionais e quase todos os alunos do 1ºCEB. Contámos, também, com a agradável companhia da Adjunta do Director do Agrupamento, Dra. Fernanda Mendes.

Começando pelo fim, o Museu Marítimo de Ílhavo nasceu em 1937. Ainda hoje é um lugar da memória. Foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agro-marítimas da Ria são as referências do Museu. Nele residem três belas exposições permanentes: Sala Capitão Francisco Marques, dedicada à pesca do bacalhau à linha; Sala da Ria, testemunho das fainas agro-marítimas da laguna de Aveiro; Sala dos Mares, onde se exibe um rico conjunto de embarcações antigas em miniatura, instrumentos de pesca e outros artefactos. Uma colecção de milhares de conchas, recolhidas por todo o mundo, completa as exposições do museu. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado ainda recente. Além da riqueza das suas colecções e exposições, o moderno edifício do Museu Marítimo de Ílhavo, é só por si uma obra de arte pública. Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo é embarcar numa aventura dos sentidos, conhecimento e lazer. www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/inwebjunior/

O navio-museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. É um antigo arrastão bacalhoeiro que nasceu para a pesca em 1948 e foi desmantelado em 1997. Convertido em museu inaugurado em 2001, o Santo André iniciou um novo ciclo da sua vida: É hoje um museu que mostra como se vivia e trabalhava a bordo dos barcos que iam ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte, honrando a memória dos seus tripulantes durante meio século de actividade. Remodelado nos finais de 2006, reabriu ao público em Janeiro de 2007. Considerando o enorme exito dos primeiros 5 anos de vida do Santo André como navio-museu (mais de 100000 visitantes), após o cumprimento deste plano de recuperação, iniciou um novo ciclo da sua existência, sustentável e dinâmico. Tal como os homens do mar sentem e acreditam, também nós cremos que os navios têm vida e merecem preservá-la porquanto arquivam estórias e histórias, memórias e identidades. www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/templates/navio/index/.html

O Ecomuseu Marinha da Troncalhada é constituído por uma salina localizada à entrada de Aveiro denominada, como o próprio nome indica, por Troncalhada. Nele se podem observar os ancestrais métodos de salinicultura da região, uma actividade que remonta ao século X. Entre outras finalidades, este espaço procura fazer renascer e reviver o quotidiano de uma das actividades tradicionais que suportavam a economia local, a produção de sal, preservando o método tradicional e dando a conhecer o que é o sal marinho. De Março até Junho, os visitantes não vêm produzir o sal, mas acompanham o processo de limpeza das marinhas e da reconstrução dos muros. No entanto, explica-se como se faz o sal e convidam-se as pessoas a observarem a fauna e a flora do local, únicos e a valerem, por si só, a visita. A partir de Junho, já se pode ver a cristalização do sal – esta é uma das fases que mais atraem os visitantes, especialmente os mais novos, pois adoram tocar no sal!

Percorrer a Ria de Aveiro é uma experiência enriquecedora. Por entre os canais citadinos, onde as casas e as embarcações quase se tocam, passamos rapidamente para horizontes quase a perder de vista, onde a paisagem inspira serenidade e apela à contemplação da natureza. Este é, também, um extraordinário palco para variadas actividades desportivas e de lazer. Do cais, avista-se a beleza dos moliceiros e dos seus painéis coloridos, cheios de humor, a mostrar a alegria das gentes da Ria. Ao longe, na laguna, as velas brancas reflectem-se nas águas. A Ria vai-se renovando em tonalidades sempre diferentes de azuis, violetas, laranjas, salpicados de prata e ouro, convidando ao sonho. Encantos únicos desta paisagem são, também, os montes de sal. É este divertimento que propusemos a todos, algo que perdurasse na memória – durante algum tempo, seríamos todos bravos marinheiros!

Adorámos todos os momentos. Há locais assim, locais que dão vontade de ficar mais tempo e de regressar outra e outra vez. A companhia, as companhias, ainda agora nos fazem sorrir. Os alunos, especialmente, ficaram maravilhados e prometeram “espalhar a palavra”! Até à próxima, claro!

 

1ºCEB

tags:
publicado por asnossasvozes às 11:42
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De eb1paradadegonta a 19 de Maio de 2010 às 00:26
Divertimo-nos muito na Visita de Estudo à Aveiro, apesar do tempo nos ter pregado uma partida.
Visitem também o blogue da nossa escola e deixem os vossos comentários e/ou sugestões.
Continuação de boa semana.

Comentar post

.Gostar da Página




.Blog do Ano 2011

3º Lugar Escolares e Jornais de Escolas


3º Lugar no Centenário da República

.pesquisar

 

.DOCUMENTAÇÃO no SCRIB

.Visitas

.últ. comentários

Para quem pretende aprender Norueguês em casa, atr...
Que lindo acróstico,ficou maravilhoso!!
Quadras bem bonitas e encantadoras,gostei imenso d...
exelente slites

.tags

. 1 prémios da escola(18)

. 1º ciclo(79)

. artigo de opinião(5)

. biblioteca(59)

. cef-2009/2011(5)

. centenário da república(12)

. dep. expressões(21)

. dep. línguas(15)

. dep. mce(35)

. dep.chs(7)

. desporto escolar(54)

. documento estudo educação fisica(1)

. eb123motapinto 2013.14(77)

. eb123motapinto 2014.15(3)

. eb2-3mota pinto.05/06(30)

. eb2-3mota pinto.06/07(49)

. eb2-3mota pinto.07/08(49)

. eb2-3motapinto.2008/09(82)

. eb2-3motapinto.2009/10(106)

. eb2-3motapinto.2010/11(144)

. eb2-3motapinto.2011/12(116)

. eb2-3motapinto.2012.2013(75)

. ed. especial(3)

. informações gerais(9)

. legislação(10)

. pré-escolar(59)

. redes sociais(10)

. trabalhos de alunos(17)

. todas as tags

.links

.SeguraNet

SeguraNet

.posts recentes

. Tudo tem um fim..ficam as...

. Receção aos Alunos e Enca...

. AETCF Deseja a todos Boas...

. Almoço/Convívio Agr. Esco...

. Média de positivas nos ex...

. Grelha dos Professores em...

. Afixação das Pautas - 5º,...

. Entrega da avaliação de f...

. “Encontro Interescolar do...

. Viagem pelo Douro dos Pro...

. Salas de Estudo para os E...

. Caminhada Solidária 2014

. Cerimónia de entrega dos ...

. Dia Mundial do Ambiente 2...

. Concursos & Passatempos d...

.mais comentados

.Pots visuais

Blog Widget by LinkWithin

.Setembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds