Quarta-feira, 25 de Maio de 2005

Encontro Distrital do Prosepe.

prosepe2.jpg
Encontro Distrital dos Clubes da Floresta
Lajeosa do Dão




Foi no dia 19 de Maio de 2005, Lajeosa do Dão (Tondela), na qualidade de Vila anfitriã, recebeu no seu seio, pela primeira vez, aproximadamente, duas centenas de estudantes e professores para mais um Encontro dos Clubes da Floresta (PROSEPE- Projecto de Sensibilização da População Escolar), do distrito de Viseu.
Este evento em prol da floresta foi organizado pelo Clube da Floresta “Verde Pinho”, do qual faz parte a Coordenadora Distrital.
Pelas, aproximadamente, 10 horas da manhã começaram a surgir os primeiros autocarros vindouros de todos os pontos do distrito com a intenção de se juntarem na comemoração de um dia dedicado à floresta. Crianças, jovens e adultos abraçaram uma causa nobre que passa pela valorização e defesa do tecido vegetal pelo aproveitamento dos seus recursos.
Estes foram os clubes participantes:
- Clube “As Andorinhas”, da E. B. 2,3 Gomes de Azurara (Mangualde)
- Clube “Castanea Sativa” - E. B. 2,3 de Sernancelhe;
- Clube “Loendro Vigilante” - E. B. I. de Campia ;
- Clube “Os Ouriços” - E. B. 2 de Resende;
- Clube “As Capuchinhas” - E. B. Sec. /3 de Castro Daire;
- Clube “ Os Carochas” - E. B. 1,2 de Marzovelos;
- Clube “ Verde Pinho” - E. B. 2,3 Prof. Dr. C. Mota Pinto (Lajeosa do Dão).
De mochila ao ombro, boné na cabeça e lanche na bagagem, com olhos postos na floresta, partiram, da Escola EB 2,3 Prof. Dr. C. Mota Pinto, rumo às Termas de Sangemil.
A prova consistia num “Peddy-Paper Verde”, um jogo de orientação num percurso assinalado com perguntas e actividades sobre a floresta. Durante o percurso, os participantes puderam apreciar as tradições culturais da região, bem como o património natural do qual o nosso distrito tanto se orgulha.
Escorou-se a ideia do contacto directo com a Natureza com o intuito de a desfrutar sem a usurpar.


Na Chegada às Termas de Sangemil esperava-lhes um espaço de beleza única, com vista para o Rio Dão, e um conjunto de actividades desportivas ao ar livre.




Pelas 12h e 30m as actividades foram interrompidas para que os clubes pudessem saborear os apetitosos farnéis, distribuídos pela organização. O lixo proveniente dos lanches foi devidamente colocado nos sacos de lixo espalhados pelo areal. Esta era uma tarefa que todos os clubes se empenharam em executá-la, não só com o intuito na preservação do nosso ambiente, como também seria um acto valorizado na sua pontuação final. Entre a música e o calor que se fez sentir ao longo do dia, os clubes foram-se conhecendo uns aos outros proporcionando um agradável convívio entre todos.
Estava cumprido quase todo o plano do dia, faltava apenas a chegada das Entidades Convidadas para se dar início à Cerimónia de Encerramento, que contou com a presença do Dr. Alcídio Faustino, Representante do Governo Civil, do Dr. Carlos Marta e o Dr. José António Gomes de Jesus, Presidente e da Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, respectivamente, fazendo as honras da cerimónia o Dr. António Martins, Presidente do Conselho Executivo da Escola organizadora, acompanhado pela Coordenadora Distrital dos clubes da Floresta.





Fez-se sentir a falta da presença do Coordenador Nacional do PROSEPE, neste evento que só demonstra a dedicação e empenho que as escolas, aderentes ao projecto, têm perante as dificuldades sentidas.
Durante a cerimónia de encerramento foram conhecidos os resultados do “Peddy-Paper Verde”, ficando o Clube “ Os Carochas” posicionado em 3º lugar, o Clube “As Capuchinhas” em 2º lugar e, em 1º lugar, o Clube “As Andorinhas”. Todos os participantes receberam lembranças do Encontro Distrital bem como uma miniatura da mascote do clube organizador.

Para que estes clubes pudessem beneficiar de um dia em pleno, houve apoios indiscutíveis, sem os quais não poderíamos alcançar os objectivos pretendidos. Um agradecimentos muito especial ao Governo Civil de Viseu, à Câmara Municipal de Tondela, ao Planalto Beirão, à RESIN, à Central de Cerveja (Sumos JOI) e Lactogal, não esquecendo do apoio directo da equipa de Bombeiros Voluntários e da GNR de Tondela, que disponibilizaram as suas ajudas.

Envia-se ainda um agradecimento a todos os docentes e funcionários da Escola EB2,3 Prof. Dr. C. Mota Pinto que, com a sua colaboração contribuíram para o sucesso deste encontro.
Com esta manifestação quisemos sensibilizar a população em geral para os problemas que a floresta enfrenta hoje em dia, com a constante dos fogos e abate ilegal de árvores, propondo aos jovens unir forças e mostrar que é possível evitar no futuro, que se tem feito até agora. Ostentaram-se, com isto, as ideias de: “ Cuida da Floresta que ela cuida de ti!” e “ Não queimes os teus sonhos de vida! Mantém a floresta Protegida”.




publicado por asnossasvozes às 12:14
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 2 de Julho de 2005 às 00:44
Foi uma agradável surpreza tomar conhecimento de um bom Encontro Distrital de Clubes da Floresta. Pela descrição verifica-se que houve empenhamento e que, no fundo, foi uma boa Jornada Ambiental e de Educação para a Cidadania. Parabéns a todos os que se deram o seu melhor para levar a cabo tão bela realização, em especial, a Coordenadora Distrital, a Câmara Municipal de Tondela e a EB 2 e 3 da Lageosa e o seu Clube da Floresta.
Jorge Lage
Coordenador Distrital dos Clubes da Floresta de Braga - 964624132Jorge Lage
</a>
(mailto:jorgelage@portugalmail.com)

Comentar post

.Gostar da Página




.Blog do Ano 2011

3º Lugar Escolares e Jornais de Escolas


3º Lugar no Centenário da República

.pesquisar

 

.DOCUMENTAÇÃO no SCRIB

.Visitas

.últ. comentários

Para quem pretende aprender Norueguês em casa, atr...
Que lindo acróstico,ficou maravilhoso!!
Quadras bem bonitas e encantadoras,gostei imenso d...
exelente slites

.tags

. 1 prémios da escola(18)

. 1º ciclo(79)

. artigo de opinião(5)

. biblioteca(59)

. cef-2009/2011(5)

. centenário da república(12)

. dep. expressões(21)

. dep. línguas(15)

. dep. mce(35)

. dep.chs(7)

. desporto escolar(54)

. documento estudo educação fisica(1)

. eb123motapinto 2013.14(77)

. eb123motapinto 2014.15(3)

. eb2-3mota pinto.05/06(30)

. eb2-3mota pinto.06/07(49)

. eb2-3mota pinto.07/08(49)

. eb2-3motapinto.2008/09(82)

. eb2-3motapinto.2009/10(106)

. eb2-3motapinto.2010/11(144)

. eb2-3motapinto.2011/12(116)

. eb2-3motapinto.2012.2013(75)

. ed. especial(3)

. informações gerais(9)

. legislação(10)

. pré-escolar(59)

. redes sociais(10)

. trabalhos de alunos(17)

. todas as tags

.links

.SeguraNet

SeguraNet

.posts recentes

. Tudo tem um fim..ficam as...

. Receção aos Alunos e Enca...

. AETCF Deseja a todos Boas...

. Almoço/Convívio Agr. Esco...

. Média de positivas nos ex...

. Grelha dos Professores em...

. Afixação das Pautas - 5º,...

. Entrega da avaliação de f...

. “Encontro Interescolar do...

. Viagem pelo Douro dos Pro...

. Salas de Estudo para os E...

. Caminhada Solidária 2014

. Cerimónia de entrega dos ...

. Dia Mundial do Ambiente 2...

. Concursos & Passatempos d...

.mais comentados

.Pots visuais

Blog Widget by LinkWithin

.Setembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds