Terça-feira, 6 de Dezembro de 2005

A Caixa de Madeira

No início do ano lectivo, a Professora de Língua Portuguesa lançou o seguinte desafio aos alunos do 9º ano, turmas B e C: “ Imaginem que estamos numa ilha deserta. Há muita comida e muitos abrigos, mas apenas um objecto feito pelo homem: uma caixa de madeira. Ponham a vossa imaginação a funcionar e pensem no maior número possível de usos para a caixa” Do desafio lançado, surgiram vários trabalhos. Aqui ficam alguns exemplares. I Foi no meio da tempestade Que o navio naufragou Toda a gente morreu Só o 9ºB se salvou Começamos a nadar Uma ilha avistámos Decidimos habitá-la E muito contentes ficámos Nessa mesma ilha Havia uma gruta Belos animais Uma caixa e muita fruta Com essa caixa Construímos uma jangada Fomos para o mar E trouxemos uma grande pescada Construímos uma escada Para aos frutos chegarmos Belos frutos recolhemos Para na caixa os colocarmos Construímos um campo de futebol Para nos entreter Muitos golos marcámos Para no fim vencer Construímos um moinho Para o milho moer Obtivemos farinha Para um bolo fazer Escrevemos uma mensagem Para na caixa colocar Quando a vimos partir Ficamos na esperança que nos viessem resgatar Passados uns longos dias Um navio nos veio buscar Ficamos muito contentes Mas tristes por a ilha deixar Trabalho elaborado por: Andreia, 9º B Susana, 9º B Paulo, 9ºB Diogo, 9ºB II Na viagem íamos contentes À procura de novas aventuras Quando sucedeu uma tempestade Naufragámos com nossas fortunas. O barco naufragou Nossa hipótese foi nadar Uma ilha avistámos E lá fomos parar. Naquela bela ilha Havia muito que comer Encontrámos muitos frutos E animais para abastecer. Avistámos uma gruta Que nos acolheu E para nos abrigar O seu teto nos protegeu. Ao explorar a ilha Uma caixa de madeira encontrámos Ao voltarmos para a gruta Aos colegas a mostrámos. Ao cair da noite Na cama nos deitámos Ao pensar naquela caixa Em objectos pensámos. Com a caixa que encontrámos Decidimos que objecto fazer Ao chegar a hora de almoço Em cima da caixa fomos comer. Quando fomos pescar A caixa tivemos de levar Para servir de canoa Para nos transportar. Ao regressarmos com o peixe Uma fera nos atacou Utilizamos a caixa como escudo E a vida nos salvou. Ao chegarmos à gruta Uma fogueira acendemos Onde o peixe assámos Para todos comermos. Ao chegar a noite A caixa desmanchámos Para servir de cama E nela nos deitarmos. No dia seguinte Numa jangada pensámos Para da ilha sairmos E nunca mais lá voltarmos. Construímos a jangada E começamos a navegar Para chegarmos a casa E lá poder descansar. Esta história não passou de um sonho Mas gostei de lá estar, Um dia quando tiver filhos Esta história lhes irei contar. Nuno 9ºB Nº9 Francisco 9ºB Nº4 Zé 9ºB nº6 Marco 9ºB Nº8 Sílvio 9ºB Nº14 III Quando chegámos à ilha não havia de comer Fomos apanhar frutos silvestres E água para beber Construímos um relógio Para nos orientar Às dez horas da noite Fomos todos deitar Construímos uma canoa Para irmos passear Quando regressámos à ilha Fomos pôr a máquina a lavar Construímos uma televisão Para nossa distracção Fomos entretanto dormir E tivemos um ataque de rir Transformámos a caixa num instrumento musical tocamos com entusiasmo Para nos animar Transformámos a caixa Numa mesa de bilhar Quando viemos embora Deixámo-la lá ficar Transformámos a caixa Num pequeno veículo Quando olhámos para ele Parecia um triciclo Trabalho realizado por: Sara, 9º C Cátia, 9º C Hélder, 9º C João Miguel, 9º C

publicado por asnossasvozes às 16:09

.Gostar da Página

.Blog do Ano 2011

3º Lugar Escolares e Jornais de Escolas

3º Lugar no Centenário da República

.DOCUMENTAÇÃO no SCRIB

.Visitas

.últ. comentários

Para quem pretende aprender Norueguês em casa, atr...
Que lindo acróstico,ficou maravilhoso!!
Quadras bem bonitas e encantadoras,gostei imenso d...
exelente slites

. 1 prémios da escola(18)

. 1º ciclo(79)

. artigo de opinião(5)

. biblioteca(59)

. cef-2009/2011(5)

. centenário da república(12)

. dep. expressões(21)

. dep. línguas(15)

. dep. mce(35)

. dep.chs(7)

. desporto escolar(54)

. documento estudo educação fisica(1)

. eb123motapinto 2013.14(77)

. legislação(10)

. pré-escolar(59)

. redes sociais(10)

. trabalhos de alunos(17)

.SeguraNet

SeguraNet

. Tudo tem um fim..ficam as...

. Receção aos Alunos e Enca...

. AETCF Deseja a todos Boas...

. Almoço/Convívio Agr. Esco...

. Média de positivas nos ex...

. Grelha dos Professores em...

. Afixação das Pautas - 5º,...

. Entrega da avaliação de f...

. “Encontro Interescolar do...

. Viagem pelo Douro dos Pro...

. Salas de Estudo para os E...

. Caminhada Solidária 2014

. Cerimónia de entrega dos ...

. Dia Mundial do Ambiente 2...

. Concursos & Passatempos d...